HISTÓRIA

Bem-vindo à Praça de touros de Las Ventas, considerada a Catedral de touradas. O coso mais importante do mundo. Aquele que dá tudo e tira tudo. A maior recompensa para aqueles que conseguem sair por sua Puerta Grande e um desafio para aqueles que mal pensam sobre isso.

A Plaza de Las Ventas foi construída em 1929 na terra chamada Las Ventas do Espírito Santo, a que se deve o nome. É a maior praça de touros da Espanha, com uma área total de 45.800 metros quadrados e capacidade para 23.797 pessoas. Seu anel, com um diâmetro de 60 metros, também é um dos maiores do mundo, depois da praça de touros em Ronda. Las Ventas é a terceira Plaza com mais capacidade no mundo após o Monumental do México e a Plaza de Toros em Valência (Venezuela), e é considerada pelos profissionais, amadores e críticos como as mais importantes do mundo.

A Plaza de Toros de Las Ventas, também conhecida como A Cátedra dos Ventos, está localizada em um dos terrenos mais ventosos da cidade de Madrid, bem no bairro de La Guindalera, no distrito central de Salamanca.

A sua construção responde à necessidade de expandir as touradas na cidade de Madrid devido ao seu boom e, antes da impossibilidade de alcançá-lo com a antiga Praça de Touros de Madrid, foi proposto levá-lo para um local diferente. Seu ideólogo era o lendário matador ‘Joselito’, que esperava que os de Madrid pudessem ver touradas dele, propôs a construção de um novo, mais imponente, maior e capaz de levar os touros ao público em geral com ingressos mais baratos. Sua trágica morte não lhe permitiu ver seu sonho cumprido. A construção foi encomendada ao renomado arquiteto José Espeliú em 1922, que também morreu sem ver isso terminado. O projeto foi ocupado por outro excelente arquiteto da época, Manuel Muñoz Monasterio, um dos arquitetos do Estádio Santiago Bernabéu.

A sua construção levou 7 anos. A sua construção é de tijolos em uma estrutura metálica, com uma decoração à base de azulejos cerâmicos.

Em 17 de junho de 1931, a primeira celebração foi realizada na praça de touros com a celebração da tourada de caridade. O cartaz foi formado por: Fortuna, Marcial Lalanda, Nicanor Villalta, Fausto Barajas, Luis Fuentes Bejarano, Vicente Barrera, Armillita Chico e Manuel Mejias Bienvenida. Embora a sua inauguração definitiva tenha ocorrido em 21 de outubro de 1934, a partir dessa data começa a ser usada regularmente.

Patrimônio histórico

A praça de touros de Las Ventas foi declarada herança histórica artística em 1994.

Feira de San Isidro

O maior evento que abriga a Plaza de Toros de Las Ventas é, sem dúvida, a Feira San Isidro, um dos eventos que a consolidou como a melhor praça de touros do mundo. A Feira de San Isidro foi criada pelo empresário Livino Stuyck em 1947, quando criou um bilhete de temporada para ver até 5 corridas coincidindo com as festas de San Isidro. Atualmente há até 28 corridas que são realizadas diariamente durante todo o mês de maio. San Isidro foi o elogio definitivo ao Monumental de Las Ventas pela conquista do prestígio que possui atualmente.